segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Quanto tempo leva para se formar um campeão olímpico? Segundo especialistas 10 anos, de treinamento árduo e planejado. Mas é muito além disso, um campeão olímpico renuncia à muitas coisas e sem dúvida tem uma força mental gigantesca. É tempo de olímpiadas, os olhos do mundo estão voltados à Pequim, eu, como um amante de esportes em geral, fico fascinado com a quantidade de informações esportivas que chegam através dos meios de comunicação. A pouco estava vendo o filme oficial das olimpíadas de Moscou de 1980 (para quem gosta de imagens bonitas e esporte esses filmes são imperdíveis), e me chamou muito a atenção os levantadores de peso. Todos eles fortes feito touros, com a aparência de ogro, mas o impressionante mesmo é a expressão facial deles no momento em que conseguem levantar a barra com infindáveis anilhas, parecem crianças quando ganham aquele brinquedo tão sonhado, uma fisionomia serena mas feliz, a felicidade plena em pessoa! Somente cada um sabe das dificuldades que enfrentou para alcançar seus objetivos, imagino quantas vezes o medalista de ouro teve que levantar uma barra com mais de 100kgs, quantas abdicações, quantas vezes pensou em desistir de tudo, quanta disciplina foi necessária, quanta dor se passou. Mas naquele momento ficou claro que aquilo tudo não foi nada, aquele momento duraria pra sempre, os anos de treinamento não significavam mais nada. Tudo valeu a pena! Com certeza o objetivo de vida dele era aquele, e como já diria Gandhi: "Renuncie a uma coisa, somente quando desejar tanto alguma outra, que a coisa renunciada nenhuma atração mais exerça". O desejo desse ogro era enorme com certeza, muitas coisas foram renunciadas por ele... Outra particularidade das olimpíadas é que elas ocorrem de quatro em quatro anos, é o ciclo olímpico, o tempo entre uma e outra é longo, muitos atletas estão chegando ao ápice de suas formas nos próximos dias, um trabalho que durou muito mais tempo que 4 anos, talvez uma vida inteira. Já fui atleta, nunca nem perto de um nível olímpico, mas sigo vivendo no meio da competição. Vejo em muitos jovens atletas semelhanças comigo. As mesmas dificuldades, os mesmos objetivos, as mesmas dúvidas. O amadurecimento me fez ver que somente o tempo é capaz de consolidar os objetivos e o amadurecimento só vem com o tempo...

3 comentários:

Kakau disse...

Boicote aos jogos Olimpicos!!!!!!

Pequim comprou o comite e esta manipulando todos os atletas que la estão e não podem de nenhuma forma se manifestar.
A injustiça impera como marco destes jogos olimpicos. CONFRATERNIZAÇÃO DA HUMANIDADE eslogam das olimpiadas, encontra-se muito longe da realidade em pequim 2008!!!

Peter disse...

Discordo... se há ou não há manipulação só acreditarei com fatos!

A única certeza que tenho é que em Pequim 2008, com manipulação ou não, ainda existem MUITAS pessoas dedicadas a superar obstáculos, vencer barreiras, a crescer, aprimorar... elas deveriam servir de exemplo para todos aqueles que não acreditam no poder do indivíduo (só ou no coletivo)... e é por elas que não devemos boicotar!

Se há manipulação, deve ser criticada (quando provada), mas devemos respeitar os atletas, ACIMA DE TUDO.

Tenho dito.

Teuso disse...

Valeu Peter! sempre brilhante!

 
Copyright 2010 pago bem!